Caminhos de Santiago do Norte 2006-04-22 a 25 (fotos)

Mais um desafio TT de 336 km e 6500 mts de ascensão acumulada

 

Fotos

Forum  

 

Organização:

Luís Oliveira, João Nunes e Salvador Rocha

 

 

Objectivo:

Percorrer os Caminhos de Santiago do Norte desde Avilés até Santiago de Compostela em três etapes, não obstante o percurso totalizar cerca de 336 km com aproximadamente 6.500 mts de ascensão acumulada.

 

Participantes:

Num total de 27 sendo João Nunes no apoio logístico, Santos ao volante do autocarro e finalmente os 25 “sofredores” conduzindo as suas “bicis”:

Fernando Cunha, Fernando Carvalho, Tim Hardrock, Luís Oliveira, Salvador Rocha, Manuel Ferreira, Telmo Lopes, Joaquim Encarnação, André Silva, Vítor Carlos, Pires Slix, Paiva Lima, Agria, Bezerra, Néné, José Príncipe, Fernando Príncipe, Rui, Francelino Fernandes, Carlos Costa, Francisco Soares, Luís Andreas, Paulo Santos, Pedro Souto e Fernando Pinto.

 

 

Resumo do 1º dia: (Porto-Avilés em autocarro)

Como habitual neste tipo de eventos, o 1º dia foi dedicado à viagem Porto-“Início da aventura” que desta vez teve como destino Avilés (Astúrias).

Saímos por volta das 8h30 rumo ao destino, almoçamos em Chaves e depois de uma grande dose de autocarro lá chegamos por volta das 20h30. Destaco desta fase a paragem no deslumbrante “Embalse de Los Barrios de Luna”.

  

Resumo 2º dia: (1ª etape-Avilés, Luarca, Navia, Ribadeo, aprox. 128 Km)

Finalmente a aventura propriamente dita começava.

Começando desde cedo a procurar as tradicionais setas indicadoras dos “caminos”, lá partimos de Avilés por volta das 8h00 no sentido de cumprir a 1ª etape. Para surpresa geral e contra o que seria de esperar a rota revelou-se desde relativamente cedo difícil de seguir. Não só as direcções eram apontadas com a conchas em sentido contrário ao normal bem como as marcações em determinadas alturas eram incoerente e pareciam quase aleatórias. Assim, uns mais tarde outros mais cedo e no sentido de não comprometer a agenda do evento fomos todos obrigados a “encostar” à N-634 que nos levaria a Ribadeo ianda a horas.

 

Resumo 3º dia: (2ª etape-Ribadeo, Mondoñedo, Vilalba, aprox. 77 Km)

Como sempre e dentro da tradicional hora de largada, 8h00, lá saíamos de Ribadeo com a esperança de que as marcações do “Caminho de Santiago do Norte” melhorassem. Felizmente assim aconteceu, o que permitiu desde início ter a sensação de se estar a “peregrinar” rumo a Santiago. As marcações, agora claras e correctas, transmitiam ao grupo uma sensação de segurança na questão da orientação. Assim e ao longo da rota, lá se foram formando os subgrupos normais que revelam a diferença não só de preparação física, bem como de atitude com que os vários participantes naturalmente abordaram o evento.

 

 

Resumo 4º dia: (3ª etape-Vilalba, Santa Maria de Arzua, Santiago de Compostela, aprox. 131 Km)

À partida, e dentro da hora do costume, instalava-se no grupo um sentimento geral de “conquista”; é o “tudo por tudo”… quem aguentou até aqui, há-de levá-la “até ao Santo”. No seguimento do que passara desde Ribadeo as setas continuarvam a ser perfeitamente elucidativas do caminho o que tornava mais uma vez fácil a tarefa de “navegação”. Mais uma vez desde cedo também, o pelotão ia-se partindo ao londo da rota fazendo com que cada qual “peregrinasse” à sua maneira; assim e uns antes outros mais logo lá atingimos a famosa catedral que para muitos era a primeira vez que era “conquistada” desta forma.

Após recolha do “selo final” na sede do peregrino e a foto de grupo, lá iniciamos os preparativos de regresso..

 

 

Nível geral de dificuldade C.A.S:

Físico–4 (difícil) e técnico–3 (médio).

 

Agradecimentos especiais:

Ao Luís Oliveira e Salvador Rocha por terem propulsionado o evento, ao João Nunes por ter prestado apoio ao nível de planeamento e coordenação do evento e finalmente  ao Sr. Santos-condutor UTC por ter demonstrado mais do que profisionalismo no seu empenho em apoiar a equipe ao longo dos 4 dias.

 

 

Conclusões:

Aventura, …, nunca é demais!

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra