O sinfdroma Muxiano em 2009-06-21

Mais um desafio TT de 94 Km em bicicleta em Espanha

 

Fotos

Forum

 

 

Organização:

Clube Amigos da Serra

 

 

Objectivo:

Fazer o percurso Muxia - Hospital - Finisterra - Muxia em BTT caracterizado pela sua elevada beleza natural, aproveitando esta missão cicloturística para, uma vez mais, para combinar o prazer de andar de bicicleta com o de rever velhos colegas e amigos.

 

 

Agenda do evento:

1º dia: Viagem de automovel V.N. Gaia - Muxia (317 Km), fazer "check-in" no local elegido para alojamento, e aproveitar o dia (conviver, passear, fazer praia, descontrair, jantar e... dormir)

 

2º dia: Partida de Muxia (entrada principal do Camping Lago Mar), cumprir o percurso, retorno ao parque de campismo, banhos, aproveitar o resto do dia e regresso a casa.

 

 

Como participar:

O CAS, à sua velha moda, não irá fornecer qualquer logística.

Assim, trata de marcar uma dormida proxima do Camping LAGO MAR  (http://www.campinglagomar.es/), porque não lá mesmo como eu.

Fica a referencia que eles tem Bungalows para alugar, sendo que esta hipotese vai requerer algum cuidado com a reserva.

Directamente ao assunto:

 

Ponto de partida:                               Entrada principal do Camping LAGO MAR (Muxia)

Como chegar ao local:                       http://www.campinglagomar.es/comollegar.html

Coordenadas GPS do local de partida (Datum WSG84):

    Escala convencional:                     Latitude 43º 06' 10.88" N, Longitude 9º 10' 6.66"

    Escala decimal:                            Latitude 43.1030 N, Longitude  9.1685 W)

    Link (Google Earth):                      AQUI

Hora de partida:                                9h00 (hora Portuguesa)

 

Algumas considerações importantes:

- Dotar-se de autonomia total em termos de transporte caso a hora de regresso seja importante

- Levar vestuario eficaz ao nivel de capacidade "corta-vento"

- Caso pretendas pernoitar em bungalow neste Camping tratem de fazer as vossas reservas imediatamente

- Caso pretendas acampar não te esqueças de levar a bomba para encher o colchão (se for o caso)

 

 

Participantes:

Tim Hardrock e Valdemar Agonia

 

 

Resumo do 1º dia ("warm-up")

O primeiro dia foi preenchido conforme previsto. Chegamos cedo, depois de cumpridos os cerca de 320 Km de viagem, procedemos à montagem do acampamento que nos garantiu o conforto para a noite. O vento conforme característico soprava intensamente. De sequida fizemos uma pequena volta de "warm-up" rumo ao centro de Muxia; aproveitamos para conhecer os "cantos à casa" e fazer as compras respectivas que nos garantiram a energia para o dia seguinte, o dia da acção! Ao jantar fomos ao "O CORAL" (que por acaso dizia "O CORA", terá sido o vento?), que mereceu mais uma entrada para o pelouro da Gastronomia deste nosso site. O "pulpo à feira" e o "Solomillo de ternera" estavas tenros e muito saborosos. Não foi sorte irmos lá parar... são muitos anos...

 

 

 

Resumo do 2ºdia ("action")

"Action day"; logo cedo começamos a desmontar o acampamento de forma a que ao fim do dia não tivéssemos essa questão por resolver; tomamos o "desayuno" no próprio parque e fizemos uma sessão paralela de arranjar as sandes que nos iriam garantir a energia necessária para cumprir o percurso.

Como descansar também faz parte destas coisas, na realidade deixamos resvalar um pouco a hora de partida. Assim apenas nos "fizemos ao monte" por volta das 10h30 (hora Portuguesa).

O vento esteve muito calmo (pouco frequente) o que aumentou a sensação de calor ao longo do dia. Logo cedo eu furei na roda da frente e o Valdemar na roda de trás; mais tarde eu furaria de novo atrás, mas desta feita a camara com capacidade "auto-selante" fez o seu papel evitando assim mais uma paragem.

A paisagem frequentemente revelou-se capaz de nos fazer parar; a todo o momento éramos convidados a tirar mais uma foto. Por todos estes motivos, porque na realidade não nos pretendíamos estafar e ainda porque na realidade o percurso é muito "sobe-e-desce" a agenda ao fim do dia resvalou para horas que não tínhamos planeado.

No ponto de vista "BTT" considero muito marcantes as longas e rápidas descidas quer para "Corcubion" quer na parte final para "Muxia" onde o velocímetro parece não querer parar de somar... difícil de resistir...

No final, em Muxia, depois de uma procura algo atribulada pela carismática "Piedra de Cadiz" e uma vez cumpridas as formalidades, regressamos ao parque de campismo onde tomamos o tão merecido banho, arrumamos o material e iniciamos a viagem de regresso.

 

Algumas conclusões rápidas:

Porque optamos por desfrutar e não simplesmente "lutar contra o relógio o evento prolongou-se mais do que era previsto; "Campismo e ciclismo combinam na perfeição e é algo em que pessoalmente vou continuar a "investir". Grandes ideias não obrigam a grandes orçamentos.

 

 

 

Alguns dados baseados em GPS sobre a rota:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nível geral de dificuldade C.A.S (previsão):

Físico–3 (medio) e técnico–3 (medio).

 

 

 

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra