Caminhos de Santiago, de Vila Nova de Gaia a SANTIAGO de COMPOSTELA

Um desafio de cerca de 270  Km em BTT

(2007-04-28, 29, e 30)

Galeria multimedia

Forum

Nota previa

 

Organização:

Luís Oliveira, João Nunes e Salvador Rocha

 

 

Objectivo:

Percorrer os Caminhos de Santiago desde Vila Nova de Gaia até Santiago de Compostela em três etapes seguindo a rota pedonal. Evidentemente se houvesse uma ainda pior... seria essa a escolhida.

 

Formato do evento:

O evento foi planeado segundo o formato que ao longo do tempo, e depois de outros experimentados, já provou ser o melhor: fretar autocarro que vai evoluindo no terreno de forma o mais aproximada possivel do trajecto dos "bikers", objectivar o final de cada etape onde temos dormida marcada.

Normalmente o grupo é grande e a diferença de peparação e atitude de cada um, faz com que haja a normal tendencia de se formarem pequenos subgrupos que vão evoluindo no trajecto. Asssim uns agora outros mais logo, ao final de cada dia, lá nos juntamos outra vez.

 

Participantes:

Num total de 23, os "bravos do pelotão" foram nomeadamente: Luis Ribeiro, José Mota, Quim Slix, Zé Cifial, Tony Queiroz, Paulinho, Pedro Chapado, João Saúde, Kamikaze (não te livras deste apelido), Ricardo Scalpel, João Trepador, João Mota, João Mota Jr., Luís Oliveira, André Moreira, Pires Slix, Néné, Salvador Rocha, Pinto, Fancelino Fernandes, Paulo Santos, Tim Hardrock e Encarnação.

 

 

Resumo do 1º dia: (Porto-Ponte de Lima, aprox. 96 km)

Saímos de V. N. de Gaia, Carvalhos por volta das 8h30 esperava-nos uma longa etape. Nada que não fosse possivel superar com grandes "atestadelas" de enérgicos como "Pá de anho em Barcelos", após aqual as bikes ganharam nova vida.

O dia este bom para pedalar, o Sol visitou-nos frequentemente embora as temperaturas nunca se elevassem a niveis embaraçadores.

 

Resumo 2º dia: (2ª etape-Ponte de Lima-Pontevedra, aprox. 101 Km)

Uma vez mais por volta das 8h30 já começavamos a pedalar, rumo claro está, às famosas paredes que são passagem obrigatória à saída de Ponte de Lima. Esta fase do percurso só veio provar que "andar com elas às costas" também é BTT. A ameça de chuva ao fim do dia anterior apenas viria a surtir efeito no final desta etape.

Assim a chegada a Pontevedra foi muito "húmida".

 

Resumo 3º dia: (3ª etape-Pontevedra-Santiago de Compostela, aprox. 73 Km)

À mesma hora do costume, pequeno almoço tomado no hotel, lá nos fizemos ao caminho.

Desde logo nos apercebemos que a chuva iria ser a nossa melhor companheira. A condução tinha que ser mais atenta dado o piso escorregadio em grande parte do percurso. Assim mesmo e felizmente, não houve erros significativos de condução e a meio da tarde lá chegaríamos ao destino sem acidentes de relevo.

Chegados a Santiago, a organização prevendo que o frio nos iria atacar após tão "molhada" etape, organizou ciclos de transporte ao "Monte do Gozo" onde nos foi possivel tomar um revigorante chuveiro de água quente e usufruir do prazer de vestir uma "roupinha seca" (que luxo...).

Esta etape foi relativamente curta o que possibilitou tempo suficiente para grande jantarada comemorativa e compra de alguns "regalos".

 

Nível geral de dificuldade C.A.S:

Físico–4 (difícil) e técnico–3 (médio).

 

Agradecimentos especiais:

Ao Luís Oliveira, João Trepador e Salvador Rocha por terem propulsionado o evento e finalmente  ao incansavel Sr. Santos-condutor UTC por ter elevado as suas funções muito além do seu dever profissional.

 

 

Conclusões:

Aventura, …, nunca é demais!

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra