Caminhos de Santiago, edição 2009, Rumo a  Finisterra em 2009-04-30, 05-01, 2 e 3

Gaiabikers em mais um desafio TT de 342 Km

 

 

Galeria Multimedia

Forum  

 

Organização:

Gaiabike

 

Objectivo:

Percorrer os Caminhos (pedonais) de Santiago desde Ponte de Lima até Finisterra, opcionalmente desde os Carvalhos - V.N. Gaia

 

Participantes:

Luis Oliveira, Salvador Rocha, Tim Hardrock, Luis Ribeiro, Bruno Almeida, Pires, Joaquim Rigo, Encarnação, Nené, Cruz, Joca, Ze Mario, Filipe, Jose Rodrigures, Domingos Paiva, Domingos Moreira, Fancelino, Joao Saude, Fernando Carvalho, Sousa, Antonio Carneiro, Pedro Chapado, Pinto, Espírito, João Mota, Paulo Santos, Aurelio, Miguel Guedes e Luis Zen, Miguel (carrinha de apoio) e finalmente Cruz ao volante do autocarro (autentico MEGA evento, por aqui já se vê...)
 

Resumo do evento:

Na verdade o objectivo inicial era Ponte de Lima - Santiago - Finisterra - Muxia sendo que acabou por ser algo desviado.

Por um lado alguns dos participantes motivados por desconhecerem os "Caminhos" de Gaia até Ponte de Lima começaram "a festa" um dia antes fazendo assim uma etape antecipada opcional de mais 100 Km até Ponte de Lima; por outro lado a experiencia de anos anteriores tem revelado que temos chegado a casa muito tarde e no dia seguinte para a maior parte é ... dia de trabalho!

Assim por outro lado, a parte final foi diminuida em cerca de 20 km o que visto da forma que entendo mais correcta é um incentivo adicional a lá voltarmos.

O nosso diario teve sempre a mesma "agenda": marcar uma hora de saída e "soltar" o pessoal que se esfalfava todo até chegar ao final da etape; simples... mas eficaz!

Marcadamentre o grupo não se porta de forma completamente homogenea e não vale a pena contrariar; uns gostam de saborear os "Caminhos" praticamente sozinhos, outros não o fazem a menos que sempre acompanhados, uns estão brilhantemente bem preparados, outros estão constantemente "empenados", uns são mais velhos, outros são mais novos, uns são mais velhos e "dão coça" nos mais novos... há de tudo um pouco e dá-mo-nos bem assim pois há respeito mútuo pelas diferenças assumidas.

 

 

Asssim as etapes foram:

Etape opcional: Carvalhos (V.N. Gaia) - Ponte de Lima - 100 Km

Etape 1: Ponte de Lima  - Pontevedra - 90 KM

Etape 2 : Pontevedra - Negreira - 81 KM

Etape 3:  Negreira - Finisterra - 71 Km

 

O clima esteve favoravel, o Sol foi uma constante o que permitiu temperaturas na vizinhança dos 25 graus e assim disfrutar deste passeio em  condições favoraveis. Os que cumpriram a etape opcional já não poderão dizer o mesmo pois foram refrescados pelo caminho.

 

À data deste evento debato-me com uma lesão que me cria algum embaraço ao nivel do desempenho em cima da bicicleta, facto que numa 1ª fase me fez decidir que não iria participar nesta edição 2009 dos "Caminhos de Santiago"; depois, 2ª fase decidi aceitar o convite e confirmar a inscrição mas por imposição pessoal iria "personalizar o percurso" de forma a cumprir apenas a parte que desconhecia ou seja Santiago - Finisterra. Numa 3ª fase tomei nova decisão, por que não sair de Pontevedra, sempre dava mais uns quilometrozitos de gozo e não seria isso que iria condenar a minha participação; pronto... estava decidido, iria sair de Pontevedra; 3ª fase, já no 1º dia do evento, em Ponte de Lima, vendo os outros a preparar as maquinas para o delicioso ataque às Serranias não resisti e... toca de montar a bike a começar de ali mesmo...

 

Conforme previsto a minha lesão embaraçou-me fazendo a determinhado ponto com que o objectivo fosse "manter-me em campo" gerindo as coisas de forma a que o caos não se abatesse definitivamente e condenassse as minhas intenções de "lá chegar"; assim resolvi apostar num regime de regularidade cadenciado com cargas leves e praticamente não parando para nada que não fosse essencial como abastecer água e alimento.

 

A tactica revelou-se eficaz o que me permitiu chegar ao final cumprindo as diversas etapes em tempo util. Optei tambem por, como quase sempre, levar o GPS "sempre a bordo" com a "track" previamente inserida, o que permitiu evitar aqueles KM extra de perder uma ou outra indicação (chato nas descidas rapidas...) e optimizar o enquadramento em termos de geografia do terreno.

 

Este é um pequeno resumo da minha historia e cada um terá vivido "os Caminhos" um pouco à sua maneira; assim, convido-vos desde já, a deixar o vosso testemunho no forum alusivo a este evento de forma a enriquecer este nosso "livro de recordações"!

 


Nivel geral de dificuldade C.A.S:

Físico–3 (medio) e técnico–3 (médio).

 

Agradecimentos especiais:

Ao Miguel, nosso condutor da carrinha de apoio, que de forma sempre bem disposta nos apoiou em toda a logística; foi sem dúvida um factor decisivo que elimina qualquer hipótese de qualquer um de nós ser confundido com um peregrino.

 

Conclusões:

Sendo o grupo constituido por "29 cabeças pensantes", certamente haverá 29 opiniões diferentes acerca de como "as coisas" poderiam ter corrido ainda melhor; sendo que, entendo eu,  a essencia de um evento desta envergadura é reforçar laços de amizade, alcançar os seus objectivos individuais e colectivos de forma saudavel, acho que é justo dizer que este evento foi um grande exito.

Obrigado a todos que de alguma forma participaram e que que assim contribuiram para mais esta página inesquecivel neste nosso livro de recordações. Parabens à organização e a todos os participantes!

 

 

Notas provisorias:

Deixa a tua reportagem fotografica na GAIABIKE de modo a ser possivel melhorar esta nossa reportagem

 

 

Mais um super exito para os nosso curriculum:

V.N. GAIA - Ponte de LIMA - Santiago - Finisterra em BTT

 

NOVIDADE 2009:

 

"LIGA-TE ao CAS" e descarrega as diversas reportagens fotograficas

 

É facil é só seguir as instruções referidas na rubrica EDUCACIONAL.

 

Genericamente apenas precisas:

1º passo: Instalar o programa lá referido (Filezilla, estabelece ligação ao CAS)

2º passo: preencher os parametros da sessão que são:

Anfitrião (IP CAS): 66.7.202.240
   Nome de utilizador: visitaftp@amigosdaserra.com
   Palavra passe: Identifica-te e envia mail para amigosdaserra@gmail.com a solicitar
   Porta: 21

 

3º passo: copiar as reportagens para o teu PC do servidor para o teu PC

 

 

 

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra