BTT, Mte. de Sta. Tecla (La Guardia) - Baiona em 2008-04-05

Mais um desafio TT de 87 Km

 

Visita em helicóptero

Fotos

 

 

Organização:

Clube Amigos da Serra

 

 

Objectivo:

Seguir rota previamente planeada em GPS em cima das cartas militares Espanholas de forma a garantir a orientação desde Mte. de Sta. Tecla (La Guardia até Baiona).

 

Um pouco de história:

Este era um projecto C.A.S. que faltava por no terreno.

Quem não conhece este percurso, que mesmo feito  feito por estrada, é justamente famoso pela sua beleza natural, sendo que a estrada ladeia constantemente a orla marítima tendo em simultâneo a companhia da serra que lá do alto olha constantemente para a estrada.

Já tinha feito este percurso várias vezes de mota, e não só, e se por um lado sou sensível á companhia do mar, não menos serei à da serra o que desde sempre me fez pensar que tudo aquilo visto "lá de cima" é que seria espectacular...

Assim sendo um dia, de jipe, lá por cima andei rondando com o objectivo de saber se haveria caminhos suficientes que viabilizassem uma rota semelhante mas em formato "espinha da serra TT"; nesse dia não tive sorte com as condições climatéricas. O nevoeiro, chuva e trovoada, fizeram questão de estar presente o que dificultou a "navegação à vista", que foi a eleita para a primeira abordagem. Assim mesmo deu para confirmar que o projecto era perfeitamente viável.

Uma vez tirada esta conclusão, e uma vez que La Guardia não é muito perto, resolvi procurar cartas militares da zona de forma a que, conforme habitual, conseguisse traçar uma rota previamente definida que me garantisse o rumo certo.

Consegui as respectivas cartas e o projecto teve finalmente condições para ser implementado; assim sendo, depois de

projectada a "track" só faltava... percorrê-la, o que aconteceu a 5 de Abril...

 

Participantes:

Tim Hardrock e Valdemar Agonia

 

Resumo do dia:

Logo pela manhã atravessamos no ferry-boat em Caminha rumo a La Guardia.

Assim que completada a travessia, procuramos um local seguro para o carro, que seria então o local de partida e de chegada; assim, o percurso foi do tipo circular.

Logo desde cedo se adivinhava que o dia estaria espectacular, sendo o sol quente e brilhante o nosso grande companheiro.

Partimos então de La Guardia por volta das 10h30 da manhã rumo ao Monte de Sta. Tecla, do alto do qual pudemos usufruir das primeiras fabulosas paisagens sobre o Rio Minho e toda a orla marítima. Sensacional...

Sempre com o GPS no guiador da minha bicicleta, lá fomos seguindo fielmente o percurso previamente traçado.

A rota bateu sempre certo e acabou por se revelar que o projecto tinha sido bem elaborado.

Do ponto de vista turístico esta rota é super interessante pois a todo o momento usufrui-se de maravilhosas paisagens principalmente para o lado poente. No ponto de vista de Btt acho não menos interessante pois tem todos os ingredientes que se pode desejar desde dolorosas e sofridas subidas (bastantes) até inclinadas e técnicas decidas. De salientar a chegada a Baiona que é antecedida de um "single-track" a descer, muito empedrado e técnico, que a todo o momento faz pensar "se não seria melhor"  levá-la à mão... Espectacular!!!

Depois de algumas atribulações, entre as quais dois furos para mim e a perda do magnético do conta KM, lá chegamos a Baiona, na fase final através num interessante estrada serpenteada serra abaixo com elevado declive e curvas de ângulo muito fechado, daquelas que nos fazem sentir que realmente o trem traseiro da bike sofre por vezes grandes torções...

Resumidamente dá 58 km de monte e um regresso de 28 km por asfalto.

Demoramos muito tempo a concluir a ordem de trabalhos, muito mais do que o necessário, isto porque desde muito cedo que sentimos que esta rota não é para se fazer mas sim para se usufruir!

Tiramos muitas fotos, fizemos longas paragens para tomar banho em piscinas naturais e ribeiros juntando-se umas voltinhas extra em Baiona e finalmente uma longa paragem no bar do Camping Mougas (Oia) que nos proporcionou uma agradável (e necessária) refeição em esplanada ao por do sol acrescendo-se o facto de termos as nossas bikes ao lado.

Sempre desprezando o relógio encerramos o caso por volta das 23h00 (as luzes fizeram jeito...).

 

Nível geral de dificuldade C.A.S:

Físico–4 (dificil) e técnico–3 (medio).

 

Alguns dados de interesse:

 

 

 

 

Conclusões:

Uma rota de LUXO!

 

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra