Rumo a Fátima em bicicleta, em 2008-04-19

Mais um desafio estradista, ou, o dia em que tentamos converter as bicicletas em lanchas!

 

Fotos

 

 

 

Organização:

Clube Amigos da Serra

 

 

Objectivo:

Cumprir mais um V. N. de Gaia - Fátima em bicicleta, seguindo a tradicional rota da E.N. 109

 

Participantes:

Tim Hardrock, Ricardo Scalpel, Helder Guerra e Pedro Chapado

 

Resumo do dia:

Mais uma aventura aproximava-se e ninguém parecia pretender alinhar com o CAS para enfrentar os 210 km de dureza que separam V.N. Gaia de Fátima. Tudo indicava que lá iria de novo sozinho; não seria um problema, já não seria a primeira vez e certamente não seria a última, por outro lado o CAS é realmente um clube... SEM COMPROMISSOS!

 

Os dias que antecederam o evento foram marcados por condições meteorológicas muito severas e as previsões para o "dia D" eram as piores para a prática do ciclismo: chuva intensa e ventos do quadrante sul com cerca de 12 nós com rajadas de 25. Devo lembrar que em relação a V. N. de Gaia, Fátima fica para Sul... lindo! E não é que "os gajos da meteorologia" acertaram mesmo? Enfim...

 

Talvez por isso mesmo, porque o desafio seria maior ainda, começaram a surgir alguns "bravos do pelotão" que estariam dispostos a lutar ao lado do CAS em mais esta aventura. Assim, e comigo juntaram-se Ricardo Scalpel, Helder Guerra e Pedro Chapado. Certamente todos consultaram as previsões meteorológicas e sabiam que isso seria o nosso maior inimigo...

 

Assim sendo e cumprindo o plano, às 8h30 começou-se a pedalar rumo a Fátima desde V. N. de Gaia.

Às primeiras pedaladas já tínhamos todos "banho completo" com direito a uns tantos "abanões" provocados pelo forte vento sul (e assim foi até ao fim...).

 

Este evento transformou-se autenticamente num processo de gestão dos limites; a dada altura a chuva já era desprezada (quem pode molhar um ciclista encharcado?), o que não estava fácil era a constante luta contra o vento que vindo de frente transformava um percurso numa "constante subida". Lembro-me que levei os óculos mais adequados à situação: os de natação...

 

Diversos precalços tais como furos atrasaram muito a agenda, por outro lado, há que admitir, alguns elementos da equipe já se começavam a render às "forças da Natureza"; uma vez atravessada a Serra da Boa Viagem decidimos terminar o evento na Figueira da Foz porque o interesse de ir mais além apenas iria apenas servir para eleger alguns heróis o que de todo não era o objectivo.

O verdadeiro objectivo era na realidade, uma vez mais, testar os limites, quee alguns de nós, creio, bem o conseguiram! Radical não?

 

Gosto de levar maquina fotográfica para estes eventos, pois nada melhor do que fotos para ajudar a construir este álbum de recordações. Desta vez, sinceramente, não me arrependo de não a ter levado porque provavelmente iriam ser as últimas fotos... lembram-se do telemóvel do Pedro a tocar sozinho? Seria uma tentativa de repelir a humidade ?

 

Depois de tanto sacrifício (será?), chegava a hora de colher alguns prazeres; porque não chuveiro, mas agora sem vento frio e sem pedalar? Ou melhor dizendo, a recordar também o tão bem saboreado chuveirinho quente na residencial S. Julião que tão  simpaticamente nos acolheu.

 

Ainda a referir que este evento deu lugar a mais uma referencia no pelouro "Gastronomia": Restaurante Carrossel em Gala, Figueira da Foz onde o jantar final aconteceu por recomendação do Ricardo, que uma vez mais acertou. A açorda de marisco, as pataniscas de bacalhau com arroz de legumes, tudo regado a preceito com um "EA" geladinho, ajudaram a recuperar as forças então despendidas.

 

 

Nível geral de dificuldade C.A.S:

Físico–4 (dificil) e técnico–2 (fácil).

Classificação atribuída tomando em conta as condições climatéricas.

 

Conclusões:

Atrás de uma Santa, valeram-nos outras duas: A Santa Luciana e a Santa Sofia, respectivas esposas de Ricardo e Helder  que com grande paciencia nos apoiaram tornando assim tudo mais fácil!

 

Uma vez mais fica absolutamente demonstrado que realmente: "por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher"!

Sem dúvida alguma, mais um dia a recordar... neste vosso "site"!

 

Obrigado a todos, que uma vez mais se envolveram comigo em AVENTURA, ajudando assim a construir mais uma página do nosso album de recordações: Clube Amigos da Serra!

 

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra