Travessia do Gerês, dias 29, 30 e 31 de Março de 2002

Fotos do evento

Nota inicial:

Mais uma iniciativa do clube Amigos da Serra, no ramo de actividades de exploração da natureza, cuja proposta foi fazer marcha pedestre desde Fafião até Pitões das Júnias em autonomia total, seguindo por onde a natureza nos seduzisse...

 

Objectivo: 

Cumprir em regime de autonomia total o trajecto Fafião Pitões das Júnias, passando pelas minas dos carris

 

Intervenientes: 

T.C. presidente do C.A.S., José Nunes e Rui Almeida

 

Apoios à navegação: 

GPS e carta militar da zona em escala 1:25.000

 

Resumo da Jornada:

2002/03/29-Fafião (8h00) /  "Prados da Messe"(18h00)

2002/03/30- Prados Coveiros (10h00) / Alto do Bezerral (22h00)

2002/03/31-Alto do Bezerral(8h00) / Pitões das Júnias (15h00)

Total=46 Km

 

Breves conclusões:

 

Uma vez cumprido o projecto, de facto, como se previa inicialmente, todos aprenderam um pouco mais sobre o pedestrianismo em montanha!

 

Nenhum artigo sobre esta aventura faria justiça à perseverança dos seus intervenientes, nem principalmente à beleza natural do Parque Natural de Peneda Gerês, pelo que apenas deixamos aqui um breve testemunho sobre o evento, bem como algumas das usuais fotos.

 

O grupo soube-se preparar para um evento que pelo seu grau de incerteza ocultava bastante as suas verdadeiras dificuldades.

Preparação física, resistência, capacidade de esforço, e bom sentido de orientação, são qualidades mínimas obrigatórias para se enfrentar uma situação do género.

É importante deixar presente que esta rota é no seu geral caracterizada pelo seu elevado grau de dificuldade quer em termos físicos quer em termos de progressão, dado que na maioria seguiu-se por caminhos de gado, percursos trialeiros, linhas de água, escaladas, ..., e por onde tudo indicava que não houvesse passagem, mas, ...

 

 

Sem dúvida uma experiência inesquecível, que mais uma vez provou que vale a pena:

Andar por maus caminhos...