Passeio mototurístico a Vinhais - "Em busca das Cascas Perdidas" - 2000/02/06

 

Fotos

 

Breve historial:

Mais uma grande iniciativa do "DáGás Clube BPI", mais em concreto do seu vice-presidente Miranda Cardoso. Eis então um pequeno relato sobre o evento :

 

9h30- Concentração na área de serviço de Águas Santas-A4.

Os participantes foram chegando, nomeadamente o Exmo. Sr. Presidente do "DáGás clube BPI" – Sr. Fernando Rui (Honda Transalp), Manuel Amaral(Honda NTV), Artur Graça(BMW F650),Silva da DSI (Honda Transalp) e o Silva da sede(Bmw rt100) que trouxe o seu filho e finalmente o Orlando(Yamaha qualquer coisa).

Não chegaria entretanto o nosso estimado vice-presidente – Sr. Miranda Cardoso, pois resolveu "gripar na véspera".

 

9h45-A caravana fez-se então à estrada rumo a Bragança – seguiu-se pela A4 até Amarante, onde se apanharia a IP4.

 

A viagem decorreu quase sempre em ritmo leeeeeeeeeeeeento, embora um participante ou outro de vez em quando decidia "lavar" os cilindros ao motor.

O frio fez-se sentir bastante o que não ajudava principalmente os colegas das "trail". Uma vez perto de Bragança, e depois de pequena paragem, a impaciência levou a ritmos de andamento mais rápidos, tão rápidos que uma das motos não aguentou resolvendo deitar fora o líquido de arrefecimento, recusando-se assim, a seguir daquela maneira. Nesta altura encontramos o Artur Leitão em sua Bmw Lt1000 e o amigo Zé em sua Varadero o que tornava a caravana ainda maior.

Entretanto parou-se para mais uns cafés e Martinis e para pequeno briefing em volta da referida mota avariada.

 

13h00-De novo à estrada rumo a Vinhais, agora sim, e finalmente : EM BUSCA DAS CASCAS PERDIDAS.

Refira-se que esta parte do trajecto, foi muito interessante pois é caracterizada por espectaculares curvas em bom piso que convidam ao tão apreciado "bailado" de condução; foi nesta fase que o colega Artur tentou descobrir qual é o grau de inclinação máxima que a sua F650 pode aguentar (cuidado, pois a luz que se acendeu na moto não é clinómetro e normalmente esse tipo de pesquisa científica acaba com uma visita ao "soalho"...)

 

14h30-Vinhais-Foi então no "Restaurante IDEAL" que viemos a encontar as tão esperadas "cascas" (penso que todos sabem a que me refiro...), que bem regadas, caíram que foi uma maravilha !!!

Conversa puxa conversa, vinho para a frente, whisky para trás, bagaço para os lados...chegou-se à conclusão do costume: cada um tem a melhor moto do mundo !

Bem, houve um colega que acreditamos não ter saído de lá com esta ideia... ih,ih,ih,ih,ih...

 

18h00-Rumo a casa; mal a caravana sabia o que iria encontrar para quase todo o santo caminho : chuva, nevoeiro cerrado e frio. Rica receita de regresso !!!

No caminho reencontramos o Artur e o Zé (que em Vinhais tinham seguido outro rumo) mais o Tó (Honda GoldWing) e sua esposa (Africa Twin) que entretanto também viajavam de regresso. À chegada ao Porto, tal como previamente combinado, fez-se pequeno briefing final onde se tirou a velha foto da praxe que se pode ver na galeria de fotos.

 

Conclusões:

Em jeito de conclusão final, este passeio teve como pontos marcantes antes de mais a lamentável ausência do nosso estimado vice-presidente – Sr. Miranda Cardoso (o que acabou por ser alguma vantagem, pois o almoço teria ficado muito mais caro, pois ele é magrinho mas quando toca a comer...); surpresa agradável foi a presença-estreia de mais um promissor motard, o nosso colega e amigo Silva que não se deixou intimidar nem pela sua inexperiência nestas andanças, nem pela presença dos outros profissionais das duas rodas, nem sequer pelas condições climatéricas extremamente adversas no regresso à noite; parabéns Silva, grande baptismo !

A todos bem hajam por terem participado !!!

 Clube Amigos da Serra