Uma volta pela Galiza, Sábado, 2001/12/08

 

Fotos            Guia do participante  

 

 

Mais uma Iniciativa do GDCEBBPI-DRN, Secção de Desportos Motorizados/Mototurismo, em parceria com a MH4 (concessionário Honda da Maia), que tratou não só de divulgar o passeio entre os seus clientes, como também de por à disposição uma carrinha de apoio à rectaguarda (que felizmente não foi necessária).

 

Assim, embora a altura do ano não fosse favorável a este tipo de iniciativas, o grupo final reuniu um total de 52 motos, com 62 pessoas, o que prova que há realmente muita gente adepta das 2 rodas.

 

A “voltinha”, de forma geral, consistiu em Porto, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Monção (onde a câmara municipal gentilmente nos recebeu com um “Alvarinho de honra na casa do Curro), Salceda (almoço), Tui, Baiona e La Guardia.

 

Para maior detalhe, relembre o “guia do participante” onde a agenda se encontra descrita.

 

Não tendo fins lucrativos, esta organização tinha como preocupação essencial proporcionar um dia agradável em todos os sentidos. Um dos grandes receios da organização, era o facto da altura do ano envolver algum risco de chuva. Felizmente tal situação não ocorreu, pelo contrário, o dia esteve sempre em regime de  céu aberto e o sol foi bom companheiro.

 

Como qualquer organização responsável, foram feitos esforços no sentido de as coisas correrem da melhor forma. Haverá certamente que destacar aquilo que correu melhor, bem como o que nem por isso...

 

Assim dois  momentos merecem especial destaque pela positiva:

 

-A passagem pela casa “Casa do Curro”, actual casa da cultura e posto de turismo em Monção, cuja câmara generosamente nos recebeu da forma que todos apreciamos com o “Alvarinho de honra”.

 

-O almoço em alegre convívio, que graças ao patrocínio de algumas entidades possibilitaram o sorteio de um capacete Nolan (Altis), lenços para as senhoras, t-shirts, calças,... (Heavy Jeans), muitos gorros (MC-Fábrica de Plissados,Lda.) e mais algumas t-shirts e chapéus oferecidos pelo próprio GDCEDBBPI-DRN.

 

No mesmo seguimento de ideias  e pela “menos positiva”:

 

-O acomodamento no restaurante não foi fácil dado que a sala não estava preparada previamente para o número correcto de pessoas; tal situação ocorreu dado que, felizmente, muitos participantes apenas aderiram à iniciativa no próprio dia. “Contra nós” jogou o facto  de à hora de chegada não ser vulgar o “Nito” ter uma taxa de ocupação tão elevada...

 

-O “ferry boat ”, que a todos apanhou de surpresa pelo simples facto de ter seus serviços  “cerrados”, valendo-nos apenas o  amável dístico colado na janela da bilheteira: “desculpe la moléstia”.

 

Obviamente, o horário do ferry foi pormenor que a organização não deixou de cuidar. Assim 15 dias antes do passeio foi-nos informado pessoalmente que os serviços encerravam às 19h30mn - hora portuguesa.

 

Embora tal facto, não tivesse maior consequência do que um “alibi” para soltar um pouco mais os “cavalos”, fazendo o regresso “à volta”, por La Guardia/Tui/Portugal, a organização fez questão de contactar a câmara municipal de caminha sobre este assunto. Assim, a mesma apresentou respectivas desculpas por não ter oportunamente referido à organização, que havia mais uma condicionante:  quando a maré está vaza e a visibilidade não permite ao ferry sair do canal de travessia com segurança, uma vez que o mesmo está assoriado, os serviços encerram mais cedo...

 

Em jeitos de conclusão final, entendemos que o balanço foi bastante positivo, e dentro das situações controláveis, as menos boas, surgiram, por um motivo que a nós organização só nos motivou: aderiram à última hora, muitos motards.

 

Em nome do GDCEBBPI-DRN, à  câmara municipal de Monção, à MH4, aos patrocinadores deste passeio e principalmente aos participantes, obrigado, um grande abraço e contem connosco para “outras voltinhas” que serão anunciadas neste site.

 

Até sempre !