TransPortugal CAS - 2013 em bicicleta - Fase 2 (Alfaiates - Monsaraz) em 2013-04-19

Fotos do evento Video Video (Valdemar) Photo  Slideshow (Valdemar)

 

 

Organização:

Clube Amigos da Serra

 

 

Organização:

Clube Amigos da Serra

Objectivos e nota previa:

Nesta segunda fase deste projecto, continuamos fieis aos objectivos de sempre que apenas revemos como possiveis através do regime de autonomia total.

De igual forma foi assumido uma vez mais que sairíamos de casa em bicicleta e da mesma forma chegaríamos.

Para que toda estea receita funcionasse tivemos como aliados o atrelado Extrawheel, para levar tudo o que precisamos, e a CP como forma de transporte.

 

 

 

Resumo da FASE 2 (Alfaiates - Monsaraz)

O primeiro desafio inerente ao evento foi o planeamento. Autonomia total, para nós, envolve sair de casa de bicicleta e da mesma forma chegar.

Depois de pesar os prós e os contras das diversas opções achamos a formula adequada; assim o nosso aliado desta edição foi a CP. Todas as ligações a casa e ao trajecto foram respectivamente feitas de bicicleta e comboio.

 

Definimos que o evento teria lugar 19 de Abril e 1 de Maio. Tudo correu bem e no dia 26 já estavamos em Evora para sermos resgatados no dia seguinte pela manha pela CP.

 

Não vou descrever exaustivamente o que vivemos e experienciamos, seria uma missão quase impossivel; as fotos e o video documentam perfeitamente o modo como encaramos o desafio.

Cada dia foi fruto do improviso, nunca sabíamos como iria acabar. De facto em autonomia total tudo é mais intenso; a bicicleta é mais castigada, o esforço é muito maior! Necessariamente temos que "pedalar muito  com a altimetria" e a margem para erros de condução é muito menor; o ritmo mais lento a que somos obrigados a subir (o peso), obriga a tentar contrariar a tendência em plano e a descer... em resumo, como sabido, máxima liberdade implica máxima responsabilidade.

 

Nos dias antes do evento gerou-se naturalmente alguma ansiedade quanto à meteorologia. Como premissa já tínhamos acordado que caso não fosse favorável adiaríamos para nova data. Que piada tem um desafio destes com chuva e frio? Na realidade constatou-se que as previsões optimistas foram uma realidade.

 

A orientação foi naturalmente por GPS, sendo que nesta edição houve mais um navegador. Cumprimos rigorosamente a "track" com excepções pontuais em que o desvio foi inevitável. Exemplo disso foi a nossa passagem pela zona do Alqueva em que o caminho está a esta data submerso.

 

Este ano o "Team Extrawheel " contou com a participação de mais um aliado: Manuel Cruz que com uma logística e bicicleta bem mais simplistas, igualmente levou o desafio a bom porto.

Parabéns Cruz pela tua grandiosa participação!

 

Esta fase 2, é caracterizada por muitas passagens de terrenos privados (muitas cercas abrimos e fechamos...), travessias de riachos e trilhos algo técnicos, principalmente para quem leva 20 Kg de acrescimo.

 

Para nós o espírito é de usufruir de tudo a que temos direito pelo que dentro do possível trouxemos para casa um pouco do nosso lindo Portugal, em foto, em ídeo e... no coração. Numa palavra: INESQUECIVEL!

 

No total, percurso e ligações, fizemos um total de 623 Km.

 

 

 

Participantes:

Tim Hardrock, Valdemar Agonia (Team Extrawheel) e o nosso convidado Manuel Cruz

 

 

Nível geral de dificuldade CAS (levando em conta progressão com atrelado Extrawheel):

Físico–4 (dificil) e técnico–4 (dificil).

 

 

Conclusões:

Uma vez mais o atrelado Extrawheel revelou-se um companheiro à altura dos desafios mais duros.

A Autonomia Total revelou-se uma vez mais a escolha certa; permite esvanecer os conceitos de tempo e compromisso.

Não abdicamos de conhecer os locais e falar com as respectivas gentes e assim concluimos uma vez mais que o Portugal interior é outro País onde valores como simpatia, confiança e vontade de ajudar continuam a ter forte lugar;  por outro lado está realmente muito desertificado.

Uma vez mais constatou-se que Portugal é realmente lindo e que o lema "vá para fora cá dentro" faz todo sentido!

 

 

 

 

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra