Entre Sernada do Vouga e a Cascata da Cabreia em 2010-05-15

Um desafio de cerca de 67  Km em BTT

 

Fotos

 

 

 

Organização:

Clube Amigos da Serra

 

 

Objectivo:

Este fim de semana a decisão foi retomar o contacto com a Zona do rio Vouga. Outrora, há já bastantes anos tive a oportunidade de participar num evento que permitiu perceber que a zona tem elevado potencial para a pratica de multiplos desportos ao ar livre inclusivé... BTT.

Por outro lado sabia que na região havia uma cascata fabulosa com uma agradavel area circundante que gostaria de conhecer. Investigando um pouco com os meios à disposição acabei por conseguir uma "track" que, embora com pouco pormenor, passava por onde eu queria e tinha um perfil adequado às intenções do dia.

Gps preparado  e... lá fomos!

 

 

Participantes:

Tim Hardrock e Valdemar Agonia

 

 

Resumo do dia

Por vollta das 10h00 (não somos madrugadores...) a equipe apresentava-se calmamente junto da estação de caminhos de ferro de Sernada do Vouga. Depois dos preparativos de arranque habituais (montar rodas, atavianços, Gps...) lá n os fizemos ao caminho; desde logo sentimos a paz que reinava no local. Assim de repente parecia que estavamos numa velha estação do "Far-West"; algumas carruagens antigas com aspecto de estarem paradas há longo tempo criam um ambiente propício a esta sensação.

 

Conforme disse anteriormente a track que arranjei não tinha grande pormenor o que obrigou a algumas correcções ao longo do percurso, mas, nada de especial.

A filosofia foi a do costume, fomos apreciando tudo com que deparamos à medida que as coisas aconteciam.

 

A primeira referencia vai para a bela paisagem que é possivel apreciar a partir do Alto do Redondo de onde se via até ao mar; logo de seguida, quem muito sobe tambem desce, e tivemos que nos agarrar bem ao guiador pois esperavam-nos descidas longas, rápidas e por vezes muito tecnicas; o declive convida à velocidade, mas o terreno apresenta inumeras surpresas desde arvores caidas até pedra solta... cuidado é a palavra de ordem.

 

Este percurso é de levado interesse para a pratica de BTT pois na realidade é extremamente completo; na realidade tem um pouco de todos os ingredientes que um bom desportista da bicicleta TT pode gostar desde fortes subidas, igualmente tecnicas por vezes, zonas rolantes onde "dá gosto pedalar"  em velocidade e as fantasticas descidas já referidas; sendo que o contacto com a natureza é igualmente apreciado, é tambem nessa vertente que este passeio (por alguns realizado em forma de maratona há cerca de um mes), apresenta elevado interesse particularmente através do frequente proximidade com o Rio Vouga com mais uma referencia especial para a Cascata da Cabreia, local especialmente aprazivel que convida a ficar um pouco mais.

 

Na realidade ficamos mesmo por lá bastante tempo fotografando, filmando, conversando e tomando banho na água absolutamente cristalina (com bom sabor). Fiquei impressionado com a higiene do local pois tipicamente, sendo em Portugal, seria de esperar o pior. Aconselho vivamente uma visita a este local!

 

Tudo muito bonito mas havia que percorrer ainda bnastantes quilometros de forma a chegarmos ao ponto de partida. Depois de energizados, pelo farnel que levamos e pela energia do sítio lá nos fizemos ao caminho...

 

Completando o percurso, quanto mais andavamos mais nos apercebiamos que quem delineou o percurso denota nitidamente duas coisas: é um praticante de BTT e tem um profundo conhecimento da zona; aqui e além, e constantemente, passavamos em locais com os mesmos niveis de interesse já referidos; espectacular este percurso; os meus sinceros parabens aos seus criadores!

 

Imagino o que terá sido fazer a maratona em regime de competição onde o ritmo tem que ser sempre elevado ao maximo, por vezes em detrimento de alguma segurança, faço ideia... é caso para dizer: Bom camino!!!

 

Por fim lá chegavamos de novo à estaçãop de Sernada do Vouga on de a situação de "Far-West" ainda se vincava mais; a coloração da luz provocada pelo cair do Sol, acentuava as sombras e uma enorme calma de novo reinava no local; não conseguimos proceder de imediato aos procedimento de guardar a tralha rumo a casa, sem visitar detalhadamente o local e tentando até conduzir algumas composições do comboios lá estacionados...

 

Finalmente rendidos à beleza da terra que visitamos fomos para casa não antes de recarregar as energias numa padaria em Albergaria-a-Velha (onde igualmente tivemos sorte).

 

...

 

Alguma estatística:

 

 

 

Nível geral de dificuldade C.A.S:

Físico–3 (medio) e técnico–3 (médio).

 

 

Conclusões:

Ojectivo cumprido e uma vez percorrio o percurso denota-se grande conhecimento da zona por parte daqueles que a traçaram no terreno.

Percurso de elevado interesse quer na vertente turistica, quyer na vertente Btt. Mais um dia a relembrar, que por isso mesmo merece esta singela reportagem. Tudo correu bem!

 

Até sempre!!!

 

T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra