Btt Ecopista da linha do Tamega em 20220825

 

Fotos do evento

Video (By CAS)

 

 

 

 

 


Organização:
Clube Amigos da Serra 
 


Objetivos e nota prévia:
Objetivo... o de sempre: um dia bem passado tendo como palco a Natureza.

 

Acerca do percurso:

I

A Ecopista do Tâmega, construída no espaço canal da desativada linha ferroviária, destina-se à circulação pedonal ou de bicicleta. Trata-se de um percurso suave e acessível para todos, com um declive muito pouco acentuado. 

A Estação de Celorico de Basto é o espaço central desta Ecopista, localizada em pleno centro urbano da sede do concelho. Aqui poderá visitar um núcleo interpretativo e ficar a conhecer a história da Linha do Tâmega. Aqui, é possível apreciar e adquirir alguns produtos locais no posto de vendas, encontrar alojamento neste edifício ou no albergue, proceder ao aluguer de bicicletas para realizar o percurso, trocar de roupa e tomar um banho retemperador no final da jornada. 

De Celorico para Norte, a Ecopista tem uma extensão de 17Km, até à Estação do Arco de Baúlhe, na qual está instalado um núcleo museológico. Um dos trechos mais emplogantes é o que antecede a Ponte de Matamá, em Veade, que oferece uma extraordinária vista sobre o rio Tâmega. 

De Celorico para Sul, o percurso tem cerca de 22 Km, até à estação de Amarante. Logo no inicio, uma reta enorme permite a entrada num espaço onde reina a solidão da floresta, até chegar à aldeia de Lourido. Entramos, de seguida, numa zona de xisto, em que o percurso se desenvolve ao longo de uma trincheira funda intercalada por trechos de amplos horizontes sobre o vale do Tâmega, que deixam a descoberto o grandioso pendor da montanha. 

 

 

 

 

Acerca do clima:
Esteve um dia excelnete para a pratica de cicloturismo. Sol constante, sem aquecer demasiado e alguma brisa refrescante. Temperatura média rondnando 22 graus.


Participantes:
Fernando Rui, Luis MIguel, Valdemar Agonia e Julio Canedo


Conclusões:
Uma rota a repetir sempre, com ingredientes irressitiveis: sossego, beleza natural e proximidade ao Porto.


 
Nível geral de dificuldade CAS):
Físico –2 (fácil) e técnico–2 (facil).

 
 

 
 
                                                                                                                    Até sempre!

 
                                                                                            T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra