Caminhos Santiago Orla Maritima  em 2016-04-23, 24 e 25

Fotos do evento

 

 



Organização:
Madalena Bike Clube
 
 
Objetivos e nota prévia:
Mais um desafio desta feita organizado pelo Clube em referência.
O Objetivo proposto foi percorrer uma rota menos convencional dos
Caminhos de Santiago. Começou, para nós, em Vila Nova de Gaia, seguiu sempre para Norte junto ao mar até Caminha, depois Baiona, Redondela e Santiago.
É uma rota caracterizada por grande beleza natural que a todo o momento convida a uma breve paragem para fotografia paisagística.
A lista de participantes, muito heterogénea, incluiu ciclistas de variadas partes do País.
Pessoalmente parti para o desafio com baixo nível de preparação física porque até à data o mau tempo imperou impedindo assim de implementar os treinos necessários. Pedalar à chuva e ao frio hoje em dia já não faz parte. Desta forma geri a situação em conformidade.
Sendo uma rota, à data pouco convencional, desenhei uma track Gps que permitisse em caso de duvida manter o pelotão orientado o que no terreno se veio a revelar muito útil principalmente no primeiro e segundo dias.
 
 



Resumo da etapa 1 (20160423) : V.N.Gaia – Afife
Meteorologia favorável, fresco pela manhã, céu praticamente limpo e Sol aberto.
Percurso rente ao mar, que naturalmente permite admirar a enorme sucessão de praias rumo a Norte.
Como homem apaixonado pelo mar, de longa data, senti uma grande empatia na progressão.
O vento, outra paixão de longa data, marcou forte presença durante a tarde o que obviamente dificultou a progressão.
Nenhum incidente de qualquer índole a registar, tudo tranquilo.
Dormimos num Hotel na beira da estrada em Afife e lá jantamos também.
 
 
 
Resumo da etapa 2 (2016024) : Afife – Redondela
De novo meteorologia favorável, o vento, conforme previsto, levantou-se um pouco mais tarde e com menor intensidade pelo que alcançar Baiona não se fez tardar. A partir daqui a altimetria começou a ficar algo mais agressiva.
O interesse paisagístico foi de novo a grande tónica desta fase do percurso.
Registei particularmente o facto de em Vigo, haver muita gente a usufruir dos seus espaços de lazer, nomeadamente muitas crianças ao ar livre praticando ciclismo, futebol e outras tantas brincadeiras bem mais saudáveis do que exilarem-se em casa.
No final desta etapa dormimos num albergue particular onde pudemos devolver às bicicletas algum bom aspeto e descansar para mais um dia de luta que viria.
 
 
Resumo da etapa 3 (2016025) : Redondela - Santiago
Conforme apontava a previsão, o calor entrou com maior intensidade, agora no interior o vento já não se fazia sentir de forma significativa tendo acordado de leste. Desta forma maior foi obviamente necessário especial atenção à hidratação e proteção solar.
Esta parte é comum ao tradicional Caminho Português de Santiago, e para o meu companheiro de viagem traria os dois pequenos incidentes do dia: cepo avariado, que obrigou a troca de roda e mais tarde um furo. Estas duas situações obrigaram a que a progressão perdurasse sob influência de grande calor. Situação gerida e,uma vez mais, atingimos o final da etapa.
Uma vez chegados a Santiago registo qua a oficina do peregrino, que não sou, mudou e curiosamente não se vê nenhuma sinalização em conformidade.
Tentei obter o meu carimbo local marcando assim o fim oficial deste evento; estava muita gente e de imediato abdiquei de tal pequeno formalismo.
Muito mais importante, a foto final em frente da Catedral e... Missão cumprida!
 
 

Perfil Altimetria (4033 mts D+, 3879 mts D-):


 

 
Nível geral de dificuldade CAS):
Físico –3 (medio) e técnico–3 (medio).
 
 
Conclusões:
Pessoalmente, conforme me é característico, assumi um ritmo baseado na regularidade, apenas permitindo que a mesma fosse pontualmente alterada pelas inevitáveis situações imprevisíveis tais como prestar auxilio a outros colegas em situações de avaria.
A organização está de parabéns, implementou um formato muito prático, do qual destaco a solução para os almoços: simplesmente ideal, almoço volante!
 
 
 
 
                                                                                                                    Até sempre!
 
                                                                                            T.C. – Presidente do Clube Amigos da Serra