Maciço da Gralheira - parte I, 17 de Março de 2001

 

Fotos      Lista de Participantes        

 

Breve historial:

A proposta foi : ir desde Pedorido até S. Macário praticamente sempre fora de estrada; para alcançar esse objectivo o percurso foi então dividido em 4 troços:

    1º troço: Pedorido-> Marco dos 4 concelhos, no Mte das Medas

    2º troço: Marco dos 4 concelhos->Mte. de S. Adrião

    3º troço: Mte. de S. Adrião->Sra da Mó

    4º troço: Sra. da Mó->S. Macário (passando pelo "Portal do inferno")

 

Do 1º ao 4º troços a dificuldade técnica foi decrescendo, passando na sua fase final apenas ao interesse puramente turístico e paisagístico. Em resumo foi assim:

8h00- Encontro matinal; parque de estacionamento superior do hipermercado Continente em V.N. Gaia.

8h30- Briefing inicial onde foram transmitidas aos participantes algumas ideias essenciais sobre o evento tais como o funcionamento do esquema de pontos de controlo, fixação dos números dos jipes, distribuição de road books, etc.; partida para acesso ao 1º troço.

9h30- Início do 1º troço em Pedorido; os participantes preparavam-se para enfrentar as primeiras dificuldades; salienta-se a 1ª sucessão de subidas onde o convívio foi nota marcante dado que muitos precisaram do apoio moral, conselhos e mesmo guinchadelas.

12h30-Chegada ao "Marco dos 4 concelhos"; início do 2º troço; numa fase inicial a proposta foi de ultrapassar extenso lamaçal onde só a perícia dos condutores evitou os esperados atolanços; mais tarde depois de pequena ligação por estrada os participantes atacaram íngreme e comprida descida onde por vezes os jipes pareciam querer "escapar das redutoras"; por fim como nota de interesse e antes do fim do troço: o "eucalipto maroto", que caído (por força dos vendavais) no fim de uma pequena subida causou maiores dificuldades do que aquela que muitos esperavam…

 

14h00-Chegada ao Mte. de S. Adrião; almoço volante em grande convívio;

15h00-Início do 3º troço rumo à Sra. da Mó; a navegação pelo road-book era aqui importante, pois ultrapassou-se um eucaliptal mais ou menos complicado em termos de complexidade de caminhos; ultrapassar valas e regueiras foi nesta fase a nota dominante; de seguida o passeio ganhava finalmente o o carisma turístico e paisagístico que muitos já ansiavam, para que pudessem descomprimir das peripécias em que se tinham metido…

17h00- Chegada à Sra. da Mó; Início do 4º troço; saliente-se a deslumbrante paisagem deste local "sobre Arouca".

 

19h00-Chegada ao Mte. de S. Macário depois da passagem pelo "Portal do inferno"; característica dominante: belas paisagens; fim do road-book proposto; infelizmente a caminhada prevista, descida pedestre à aldeia da Pena, não foi cumprida por falta de tempo.

20h00- Jantar Convívio no restaurante "Parlamento " no centro de Arouca (onde os participantes foram brindados com um jantar de gande qualidade, graças ao bom serviço e à óptima carne de vitela que há por aqueles lados…)

 

Nota final da Organização :

  • O road-book proposto foi especialmente desenhado para esta iniciativa; foi resultado da "união" de diversas troços descobertos pela organização nas inúmeras visitas que já fez a esta zona.

  • Considera-se que as condições climatéricas foram óptimas, pois apenas choveu um pouco ao fim do dia, a visibilidade era boa, o dia não esteve muito quente e as pistas não se apresentavam poeirentas graças à "rega" que levaram em dias anteriores.

  • O percurso foi criado, tendo em conta que muitos participantes não tinham grande prática de condução fora de estrada, criando-se assim condições para que passassem a conhecer melhor o seu veículo, sem se criar situações de extrema dificuldade. O lado turístico e paisagístico também tiveram componente forte.

Especiais agradecimentos ao do Nuno Gabriel do "Patrol anfíbio" (jipe nº 7), que pacientemente ajudou vários colegas com algumas guinchadelas, provando assim, que o companheirismo á algo que realmente é natural nas gentes que partilham o gosto pela aventura 4x4.

 

Mais uma vez, o clube "Amigos da Serra" espera ter estado à altura do interesse de todos vós e é com grande amizade que se despede com a recomendação do costume:

Andem sempre por maus caminhos !

 

Clube "Os amigos da Serra"

T.C.