Serra do Marão, o que ficou por ver - 2000/10/28

 

Fotos      Lista de participantes  

 

Breve introdução:

 

Mais uma iniciativa do Clube "Amigos da Serra", que desta vez reuniu uma caravana de 31 jipes (incluindo organização).

 

8h00- Encontro matinal; área de serviço de Ermesinde, A4, sentido Porto-Vila Real

8h30- Briefing inicial onde foram transmitidas aos participantes algumas ideias essenciais sobre o evento tais como o funcionamento do esquema de pontos de controlo, fixação dos números dos jipes, distribuição de road books, etc.

8h40- Caravana na estrada, rumo a Amarante, e de seguida para 1º ponto de controlo, que marcaria a entrada no percurso fora de estrada

9h30- Chegada ao 1º ponto de controlo; as viaturas confirmaram sua passagem e deram finalmente escape à ansiedade acumulada de "largar o asfalto"; daqui seguimos para o Alto de Espinho

12h30 – Chegada ao Alto de Espinho; depois de alcançado o cume do monte a caravana teria que fazer uma descida íngreme, algo difícil para aqueles com menos prática de condução TT.

Aqui, a organização, tinha previsto um caminho alternativo; no entanto os 30 condutores mostraram que estavam ali para o que desse e viesse e um a um venceram o obstáculo com toda a segurança e confiança.

15h00- Chegada ao Alto da Sra. da Serra, ponto mais alto da região, 1403m.

Mais um ponto de controlo; altura do dia mais vocacionada para o  CONVÍVIO; assim, a estratégia apontava gora para almoço e caminhada - "Rota das cabras"

No entanto, as condições climatéricas pioraram substancialmente e o inevitável aconteceu: os participantes foram obrigados a almoçar muito recolhidos nas respectivas viaturas e a caminhada não teve aderentes.

16h30- Retoma da 2ª parte do road book

17h30- Mais um ponto de controlo onde houve a oportunidade de fazer uma visita ao viveiro das trutas

18h30- Alcançado o último ponto de controlo, restou apenas cumprir o acesso ao IP4, regressando assim uns para casa, outros para o jantar convívio !

20h00- Jantar Convívio no restaurante "Monte Murado", Nª Sra. da Saúde – Pedroso

 

Nota final da organização :

 

O clube "Amigos da Serra", gostaria de deixar como notas de conclusão os seguintes aspectos:

O trajecto foi feito tendo em conta que:

  • Os meios de ajuda a outros veículos são por enquanto escassos

  • Muitos participantes não tinham prática de condução TT

Assim, o percurso era em geral tecnicamente fácil de cumprir, não deixando de ter as suas alturas de maior concentração (sempre obrigatório).

Há naturalmente a lamentar o facto das condições climatéricas terem anulado por completo o CONVÍVIO, que iria naturalmente ter o seu ponto mais alto na hora de almoço e posterior caminhada.

A organização sabia que corria esse risco ao optar pelo Alto da Sra. da Serra como local eleito para esta fase do dia.

Tal risco foi no entanto assumido porque :

  • É o local mais fantástico da região em termos paisagísticos o que possibilitaria um bem estar acrescido para aqueles que optassem por não fazer a caminhada

  • Na caminhada iríamos subir a picos, descer e subir encostas que certamente despertariam em todos um sentimento de enorme deslumbramento

O clube "Amigos da Serra" espera ter estado à altura do interesse de todos vós e é com grande amizade que se despede, com uma final recomendação :

 

 

Andem sempre por maus caminhos !

Clube "Amigos da Serra"

T.C.