Por terras de Arganil - 1999/09/25 e 26

 

Fotos

Mais um passeio TT, o 3º, desta feita por iniciativa do GDEBPI, Grupo desportivo dos Empregados do Banco Português de Investimento, em parceria com o Moto Clube de Arganil que levou os sete jipes da caravana a conhecer as redondezas de Arganil.

Foram participantes : Timóteo Carvalho e sua esposa (Land Cruiser 250 TD), Dias dos Santos e sua esposa (Land Cruiser VX), Garrido Monção e Jorge Couto(Land Cruiser BJ40), Virgílio Guimarães e Isabel Barros (Suzuky Vitara JLX), Alexandra Bastos e Isabel Santos (Land Rover Discovery), Rodrigues sua esposa e filhos (Hyunday Galloper) e Manuel Mota sua esposa, filhos e sobrinha (Honda CRV).

1999/10/24 - Os participantes foram chegando ao Hotel de Arganil, local de concentração, entre o fim da tarde e a noite, onde pernoitaram para no dia seguinte de manhã iniciarem os trabalhos

1999/10/25 – Pelas nove horas, já o óptimo pequeno almoço estava tomado e fazia-se então um pequeno briefing com a organização, que informava em que moldes o passeio iria acontecer.

Ao longo do dia os obstáculos foram-se sucedendo, desde pequena a média dificuldade, desde as inclinações às trialeiras. A nada a caravana se negou, e um a um, foram ultrapassados com toda a perícia. Como revelações, pela positiva, destacamos a eficiência do Suzuky Vitara (que provou que bem conduzido, não é tão mau como dizem), e a perícia da Alexandra (que gradualmente foi dominando cada vez melhor o seu Discovery).

O nevoeiro não ajudou, o que prejudicou a componente paisagística do passeio.

Visitaram-se locais de grande beleza natural dos quais destacamos, a Fraga da Pena (espectacular queda de água perto da Benfeita) e claro, a aldeia de Piodão.

A componente gastronómica não foi deixada ao ocaso. A organização brindou os participantes, com um almoço na "Benfeita", em casa da tia de um dos nossos guias que serviu muitíssimo bem. Nesta fase destaque-se o maravilhoso presunto local, o vinho tinto, a sopa de feijão (inesquecível), o óptimo grill composto por costeletas de porco, fêveras e entrecosto, tudo sempre a sair "quentinho" e por fim o arroz doce e o bagaço, este último um luxo autentico...

Ao fim do dia, o jantar era servido num restaurante em Arganil, onde foi servida uma saborosa truta grelhada, prato ideal para jantar, uma vez que os participantes não aguentaram muito mais tempo a "girar", pelo que pouco mais tarde regressavam aos respectivos aposentos : O Hotel de Arganil.

1999/10/26 – A ordem de trabalhos começou pelas 9h30mn, em mais uma incursão TT pelas redondezas, onde se fizeram mais uns caminhos e "umas lamas"; o objectivo era fazer travessia do rio Alva, mas a forte corrente assim não o permitiu, facto que a organização muito conscienciosamente desaconselhou. No entanto, foi aproveitado o amplo espaço da margem, para a habitual foto de grupo "para a posteridade" (que em breve estará, entre outras, na galeria de fotos deste passeio).

Ao fim da manhã, e depois de mais uns atribulados caminhos, o grupo reuniu junto à barragem da Fronha, para a despedida, já perto da IP3, estrada que todos apanharam de seguida para regressar a suas casas, e já agora, com o sentimento comum de LÁ VOLTAR EM BREVE.

Ao GDEBPI, parabéns pela iniciativa.

Ao HOTEL de ARGANIL e MOTO CLUBE de ARGANIL, parabéns pela organização e simpatia.

O presidente do Clube Os amigos da Serra

T.C.