A Serra do Marão vestida de branco -1999/02/13

 

Fotos

 

Mais uma iniciativa do Clube "Os amigos da Serra", que decorreu no dia 13 de Fevereiro de 1999.

Este passeio tinha como objectivo essencial uma ida à Serra do Marão, com a mesma "vestida de branco", isto é, em altura de neve; não foi de facto concretizada tal intenção, uma vez que esteve um bonito dia de céu azul em que o Sol fez questão de participar. A organização ficou no entanto satisfeita, uma vez que com estas condições de Verão autentico, foi possível usufruir do carácter 100% paisagístico deste percurso, facto que não foi possível no 1º evento TT, dadas as fracas condições climatéricas.

Em termos de viaturas o grupo foi constituído por sete jipes, nomeadamente :

T.C/Organização(Toyota Land Cruiser), Maria Alexandra(Land Roverzito-Discovery), Garrido Monção (Toyota Land Cruiser), Manuel Amaral ( Range Roverzito), Ana Bela (Nissanzito Terrano I), João Brito (Opelzito Monterey) e Fernando Tavares (Nissanzito Patrol).

Tudo começou com concentração na Praça de Velasques (PORTO), onde os participantes foram chegando pelas 9h00 da manhã; depois de trocadas algumas impressões, mais café, menos torrada, e uma vez distribuído o road-book, o grupo fez-se à estrada em direcção a Amarante, onde se foi apanhar a estrada para Fridão onde logo de seguida se entraria no início do percurso em terra, em direcção a Paradança.

Uma vez chegados a Paradança houve oportunidade de fazer um pequeno briefing, conversar um pouco, tirar algumas fotos e mesmo tomar contacto com a gramática muito peculiar praticada na zona, mais concretamente num velho portão cheio de "dizeres".

De seguida rumou-se ao Parque Nacional do Alvão, onde se fez paragem para almoço, mais concretamente no lugar das "Fisgas do Ermelo"; local aprazível onde o Rio Olo rasga o seu leito rochoso fazendo aqui e acolá por vezes pequenas cascatas de água.

Cerca de uma hora depois, o grupo fez-se ao caminho, rumo ao alto do Marão, fazendo passagem por local onde se pode avistar o Rio Olo despenhar-se em enorme queda de água. Percorreram-se então os vários estradões , onde não faltou uma "descida ao Rio" para os mais atrevidos.

A próxima visita agendada pela organização foi o Parque Eólico onde se pode apreciar a imponência dos enormes cata-ventos com os quais é feito o aproveitamento de energia eólica. Foi então feita mais uma paragem para mais um briefing e fotografias para a posteridade. Uma vez completa esta fase seguiu-se então para o "Alto da Sraª da Serra, local a cerca de 1.500m de altitude, de onde se podem desfrutar vistas infinitas em dias de boa visibilidade, como aliás foi o caso. Aproveitou-se também para fazer uma muda de pneu do Range Rover, que pisara algo que não devia...

O percurso estava então completo.

Seguidamente, os participantes entretiveram-se a vencer alguns obstáculos de fácil transposição no sentido de tirar partido das potencialidades das viaturas 4*4.

Entretanto, o pôr do Sol e o cair da noite, faziam lembrar que faltava ainda cumprir uma fase muito radical do evento – O Jantar. Uma vez que ainda era um pouco cedo para a fase final, o grupo rumou a Amarante, onde se reuniu uma vez mais para mais dois dedos de conversa fiada, junto à Igreja de S. Gonçalo. Conversa acabada, os cerca de 30 participantes renderam-se à fome e apontaram as viaturas em direcção à Sra. Da Aparecida onde se fez o "Fim de Festa" em restaurante da localidade, em alegre convívio, na companhia de alguns cabritos bem regados de vinhaça da região. Opinião geral, o jantar foi bem servido e não foi nada caro…

Restava então aos participantes, voltar a suas casas, sendo esperança da organização que o passeio tenha agradado, e que todos fiquem aguardando o : 3º Passeio BPI.

 

A todos os que participaram : OBRIGADO

Clube os Amigos da Serra – T.C.