1º Passeio VIP/CAS ao Parque Natural de Montesinho em 2001/09/22 e 23

 

Fotos           Fórum

 

Breve historial:

 

Mais uma iniciativa do "Clube Amigos da Serra", desta feita orientando o grupo de aventureiros para a maravilhosa zona do Parque Natural de Montesinho/Bragança/Trás-os-Montes.

 

Em jeito de "log", o grupo constitui-se por T.C., Manuel Amaral e Isabel, Alexandra e Jorge Contreiras, Jorge Mota com a  Fátima e a Inês, Rui Almeida com a Cristina  o Bernardo e o Rui, Isabel Cristina, Carlos Martins acompanhado de esposa, filho e respectiva namorada e finalmente o Tiago com seus dois filhos.

 

O objectivo era à partida mostrar as potencialidades da zona, provando que ainda existem espaços  onde um homem se pode reencontrar, e esquecer o ritmo de vida semanal, cada vez mais exigente, bem como favorecer o convívio entre pessoas que partilhando esta atitude, são apreciadores do bom convívio e gastronomia...

 

Assim, o programa proposto foi :

 

Estadia no Parque de Campismo de Cepo Verde, integrado no seio do Parque Natural, onde os participantes foram chegando ao longo da manhã de sábado, à excepção de T.C., presidente deste clube, e do casal Contreiras que já lá "moravam" desde sexta. 

 

Especial referencia, merece o parque de campismo de Cepo Verde, por primar pela excepcional localização geográfica, pela simpatia das gentes que nos recebem e da paz que lá reina normalmente.

 

De seguida o grupo partiu "à descoberta" da zona mais tradicional do Parque Natural, rolando pelos estradões que se apresentavam plenamente transitáveis para automóveis de tracção normal. Várias paragens forma feitas, para visitar aldeias e locais que só por si justificam uma atenção especial...

 

O almoço foi volante, numa área improvisada na hora, visto que a fome atacava fortemente alguns participantes, que assim, e com razão, exigiram paragem imediata.

 

Uma das paragens mais relevantes foi, mais tarde,  a da barragem de Serra Serrada onde um folar e algumas garrafas de vinho, gentilmente cedidas pelo casal Contreiras, foram "sacrificadas" em benefício do grupo.

 

Depois da obrigatória visita à aldeia de Montesinho o rumo foi Gimonde, onde o local eleito para o Jantar convívio, foi o já há muito famoso "Restaurante D. Roberto". Como esperado, "posta assada na brasa" foi o prato dominante...

O jantar decorreu demoradamente e em elevada animação ao que ajudou o bom vinho da região...

 

De volta ao parque, o grupo reuniu-se na esplanada do bar onde conversa, puxa conversa, a "reunião" demorou até cerca das 2h30 da madrugada.

 

Depois de uma noite bem passada, adormecendo na companhia daquele "cheirinho a Trás-os-Montes" e do absoluto silencio (bem, absoluto até alguns amigos começarem a roncar...), o pequeno almoço foi no centro de Bragança onde mais uma vez o grupo se reuniu para definir a "ordem de trabalhos".

 

Feita a decisão, o grupo decidiu rumar lentamente de volta às suas origens, fazendo escala em Vila Real para mais uma alegre almoçarada, à excepção de T.C., que por estar de férias, permaneceu por cerca de mais quatro dias na acolhedora zona transmontana de Bragança, partindo diariamente à descoberta de novos rumos, que quem sabe, constituirão propostas para um futuro encontro mais prolongado onde possa ser feita melhor justiça às potencialidades da zona.

 

Nota final da organização:

 

Na qualidade de presidente do Clube Amigos da Serra, pretendo partilhar com todos os participantes:

 

Em primeiro lugar, o meu sincero e profundo sentimento de enorme felicidade pela confiança que mais uma vez foi depositada nesta organização. 

 

Em segundo lugar e paralelamente a este lado positivo, pessoalmente, não consigo deixar de revelar alguma frustração pessoal relativamente a este evento, porque, não fosse o mau tempo,  este encontro poderia ter sido muito mais aproveitado, em termos dos seus objectivos essenciais: visitar e conviver...

 

Quem sabe servirá de álibi para um 2º encontro em moldes semelhantes ...

 

A todos os que participaram obrigado pela:  vossa confiança !

Clube "Os amigos da Serra"

T.C.