Serra de Arga, Sábado 16 de Junho de 2001

 

Nota inicial de T.C.,  presidente do "Clube Amigos da Serra":

Não sendo um evento da responsabilidade deste clube, tão importante acontecimento não poderia deixar de ter o seu espaço neste site, onde, ao longo do tempo  se tem registado diversas actividades de lazer  promovidas ou nas quais participaram colegas do BPI. 

É com grande satisfação, que este clube vê nascer o BPI TT AVENTURA, uma vez que assim está  consolidado o facto de o "Todo Terreno Turístico" ser reconhecido como actividade de lazer de elevado interesse para muitos colegas. A grande taxa de inscrições, principalmente nos últimos tempos, em todas as actividades do género, para isso sempre apontou...

Por estar solidário com este projecto, deixo aqui registada cópia do artigo original:

Decorreu no passado dia 16 de Junho o 1º PASSEIO BPI TT AVENTURA, organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do Banco BPI - Direcção Regional Norte.

Esta entidade, promovendo múltiplas actividades culturais e de lazer, resolveu avançar com a criação de um núcleo de todo - o - terreno, constituído por oito elementos, que foi denominado BPI TT Aventura.

Depois dos Serviços Sociais do Montepio Geral, este é o segundo Grupo Desportivo do sector bancário a integrar a Federação Portuguesa de Todo - o - Terreno Turístico.

Avançou-se, então, com a preparação meticulosa deste primeiro evento do BPI TT AVENTURA, com a travessia parcial da Serra D'Arga, com duração de um dia e com um baixo grau de dificuldade, atendendo a que era dirigido a pessoas com pouca ou nenhuma experiência TT - utilizadores quotidianos dos respectivos veículos - sócios ou não daquele Grupo Desportivo.

Foi com assinalável êxito que o BPI TT AVENTURA levou a cabo a sua primeira realização, não obstante não haver ainda experiência organizativa embora os seus elementos constituintes estejam ligados ao todo - o - terreno.

Foi posta à prova a sua capacidade e mobilidade no terreno que se revelaram à altura, excedendo mesmo todas as expectativas.

Com a partida e chegada na Pç. Francisco Sá Carneiro, no Porto, a caravana percorreu cerca de 270 Km, com passagem por Ponte de Lima, Calheiros, Labruja, Capela de Santa Cristina, Ledo, Covas, Arga de Cima, S. Lourenço da Montaria, Senhora do Minho, viveiros florestais e Lanheses.

Foram percorridos vários caminhos florestais, um sobe - e - desce de corta - fogos e marcos geodésicos, gasoduto da Transgás, tendo-se circulado insistentemente pelas cumeeiras das montanhas, por forma a usufruir de fabulosas panorâmicas sobre o Vale do Lima e serras circundantes, tendo o oceano como pano de fundo.

Um dos pontos altos do dia foi a transposição de um corta - fogo e a sobremesa de um trilho trepador para o marco geodésico do Cabeço do Meio-Dia, nos quais a Organização disponibilizou uma viatura equipada com guincho, acabando por revelar-se desnecessária devido à destreza dos condutores.

Outro ponto de grande interesse (gastronómico!) foi o almoço regional, muito bem servido no restaurante do Parque de Campismo de Covas, onde os 98 convivas saborearam algumas delícias minhotas, para no final se proceder à entrega de lembranças por todos, bem como, sorteados vários objectos/serviços : pneus, alinhamento de direcções, calibragem, mudança e cruzamento de rodas, excursões de 1 e 2 dias, fim de semana no Gerês, semana de férias no Algarve, etc.

Os participantes, orientados por Caderno de Itinerários, foram exemplarmente enquadrados pela Organização que dispôs de 16 pontos de controle fixos e outros móveis, com suporte rádio/telemóvel.

Para além da caravana de 24 viaturas, marcaram presença uma viatura com dois elementos dos Serviços Florestais da zona abrangida por aqueles serviços, um comissário da estrutura directiva da F.P.T.T., bem como uma viatura de apoio médico, tendo todos eles acompanhado de perto o desenrolar das operações.

Também se contou com o apoio de uma viatura de dois elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, vários agentes da GNR e PSP, tendo sido colocadas de sobreaviso 6 corporações de bombeiros e um serviço de reboque.

Por tudo isto e, sobretudo pelo estado de espírito dos participantes no final deste passeio, o saldo é extremamente positivo, estando a Organização de parabéns, aguardando-se com expectativa a realização do próximo evento, a decorrer no próximo mês de Outubro.

 

Clube "Os amigos da Serra"

T.C.